Sob o comando da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, A Casa Humana oferece cuidados paliativos de excelência em domicílio, cuidando da pessoa portadora de doença crônica ameaçadora da vida, oferecendo todo apoio necessário para o indivíduo e seus familiares, incluindo a identificação precoce, avaliação e tratamento impecável da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual.

 

“Pense o bem,
Sinta-se bem.
Fale bem, sobre o bem que há.
Faça bem o bom.
Seja você.”

Ana Claudia Arantes 

A Casa Humana trabalha os Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar em duas frentes e é importante esclarecer a diferença entre cada uma dessas abordagens:

Atendimento Domiciliar

No Atendimento Domiciliar, são oferecidos Cuidados Paliativos a pacientes portadores de uma doença que ameaça a vida e que precisam receber, em casa, a visita de um médico e enfermeiro paliativista e da equipe multidisciplinar com fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional ou psicólogo de acordo com a sua necessidade individual. Além da equipe de enfermagem para procedimentos pontuais, como hidratação, troca de sonda, coleta de exames, etc.

O paciente que recebe Cuidados Paliativos em Atendimento Domiciliar geralmente está fazendo seu tratamento médico e precisa do suporte em casa para alívio da dor, seja ela física, psicossocial ou espiritual. O ideal é que este paciente comece a receber os Cuidados Paliativos logo que ele recebe o seu diagnóstico.

Também oferecemos suporte para a família, com informações detalhadas para garantir a melhor alimentação do paciente, hora do banho, da utilização do banheiro, lembretes de medicação, acompanhamento de consultas, adaptação de segurança da casa e também o autocuidado do cuidador, seja ele familiar ou contratado.

Internação Domiciliar

Quando o paciente está em uma fase de maior complexidade da doença, atuamos na Internação Domiciliar. Neste momento de maior necessidade de Cuidados Paliativos e atenção especializada, as visitas dos médicos paliativistas são mais frequentes. Disponibilizamos equipe de enfermagem no período de 12h ou 24h para cuidados mais intensivos, aplicação de medicação de horário para alívio de dor e outros sintomas estressantes, suporte integral à família e ao paciente que possa levar maior conforto nessa fase.

Nossa equipe atua sempre em sintonia com o médico especialista do paciente para oferecer o melhor suporte para aliviar a dor e amenizar os demais sintomas. A Casa Humana está junto do paciente e de sua família do início ao fim da jornada.

Considerações importantes sobre os Cuidados Paliativos

Durante muito tempo, colocou-se o cuidado paliativo como uma área da assistência que oferecesse tratamento exclusivamente para pacientes terminais, bem na fase final de vida mesmo. O cuidado paliativo pode começar a ser utilizado desde os primeiros tempos do diagnóstico de uma doença gravíssima, mas também inclui os cuidados de últimos tempos de vida – dias ou semanas – que são parte absolutamente sagrada da vida humana, tanto quanto o nascimento.

Cuidar de uma pessoa em seus tempos finais é algo extremamente complexo do ponto de vista técnico e humano, exigindo formação especial de profissionais de saúde capazes de oferecer assistência e cuidados à pessoa e também para sua família.  Então, é comum as pessoas identificarem o cuidado paliativo como algo que deve ser evitado, pois teriam de parar o tratamento da doença e aceitar a morte. Mas na verdade, se o cuidado paliativo começa a trabalhar, independente da fase em que a pessoa se encontra, ela pode viver cada dia com muito mais qualidade de vida, com mais serenidade, conforto, paz e dignidade até seu último instante de vida.

E isso, sim, é fazer TUDO por alguém que amamos.

Como os serviços são oferecidos?

Antes de qualquer coisa, um novo paciente precisa passar por uma Avaliação Inicial feita por um de nossos médicos, e esta consulta pode acontecer em casa ou no hospital, em caso de paciente em internação que está indo para casa. 

Baseados nesta análise, nossa equipe produz um Plano de Atendimento que envolve diretamente o paciente e seus familiares nas principais decisões de cuidado, sempre respeitando anseios, medos e angústias. 

Caso você precise de Cuidados Paliativos em domicílio, entre em contato com nossa equipe de Acolhimento para receber mais informações e resolver possíveis dúvidas sobre os nossos serviços.

Nosso telefone é o (11) 4210-4242 (segunda à sexta, das 8h às 18h) e o nosso WhatsApp é (11) 94703-5925.