O cuidado paliativo é a área de assistência à saúde que oferece cuidados em todas as dimensões para um ser humano que está diante de uma doença que ameaça a continuidade de sua vida. Pode ser causada pelo câncer, pela doença cardíaca, doença pulmonar, doença neurológica e todas as condições de doença que afetam tão gravemente o funcionamento do corpo que pode fazer com que a morte aconteça, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Pallium vem do latim e quer dizer manto protetor, cobertor, portanto, Cuidados Paliativos são os Cuidados de Proteção que melhoram a qualidade de vida das pessoas, pois se dedicam a tratar o sofrimento que a doença pode trazer.

 

Considerações importantes:

Durante muito tempo, colocou-se o cuidado paliativo como uma área da assistência que oferecesse tratamento exclusivamente para pacientes terminais, bem na fase final de vida mesmo. O cuidado paliativo pode começar a ser utilizado desde os primeiros tempos do diagnóstico de uma doença gravíssima, mas também inclui os cuidados de últimos tempos de vida – dias ou semanas – que são parte absolutamente sagrada da vida humana, tanto quanto o nascimento.

Cuidar de uma pessoa em seus tempos finais é algo extremamente complexo do ponto de vista técnico e humano, exigindo formação especial de profissionais de saúde capazes de oferecer assistência e cuidados à pessoa e também para sua família.  Então, é comum as pessoas identificarem o cuidado paliativo como algo que deve ser evitado, pois teriam de parar o tratamento da doença e aceitar a morte. Mas na verdade, se o cuidado paliativo começa a trabalhar, independente da fase em que a pessoa se encontra, ela pode viver cada dia com muito mais qualidade de vida, com mais serenidade, conforto, paz e dignidade até seu último instante de vida.

E isso, sim, é fazer TUDO por alguém que amamos.

“Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino. E eu me sinto completamente feliz.  Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas,  que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem,  outros que só existem diante das minhas janelas, e outros,  finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.” 

Cecilia Meirelles

Como os serviços são oferecidos?

Uma vez solicitada a avaliação inicial, uma visita domiciliar é agendada. Caso a pessoa ainda esteja em ambiente hospitalar, a avaliação inicial ocorre ainda durante a hospitalização. A partir destas primeiras avaliações, da pessoa e de sua casa, o planejamento de cuidados é feito e apresentado ao indivíduo, sua família e a seu médico responsável para finalização e detalhamento da implantação do projeto terapêutico domiciliar.

Os equipamentos e medicamentos necessários são entregues na casa da pessoa e se inicia o tratamento. Todo o projeto de cuidados tem seu período previamente estabelecido. Tanto no tempo de duração diária – visitas agendadas ou permanência de profissional especializado por 6, 12 ou 24 horas por dia – como também o período total para reavaliação do formato de acompanhamento. Por exemplo: sabemos que um candidato a reabilitação após acidente vascular encefálico pode obter um excelente resultado das terapias intensivas de fisioterapia sobre sua função motora num prazo de 8 a 12 semanas após o evento agudo de sua doença. Assim, o planejamento de intervenções irá ocupar o tempo previsto e será reavaliado em seus resultados após o término desta previsão.

Nas internações domiciliares e nos cuidados paliativos (cuidados de alta complexidade), o indivíduo e sua família recebem cuidados diários, visitas agendadas de profissionais especializados e com assistência de enfermagem 24 horas, se assim indicado.

Se houver necessidade de transferência para o hospital para procedimentos de maior complexidade ou para continuidade de cuidados em ambiente hospitalar, esta é realizada com suporte de ambulância especializada, oferecida pela A Casa Humana.

As orientações de familiares e cuidadores, após avaliação presencial inicial, podem ser realizadas por tecnologia especial da telemedicina ou por telefone. Bem como oferecidos treinamentos e reuniões periódicas com a equipe assistencial na nossa sede na Vila Mariana – SP.

Como os serviços são pagos?

Pagamento particular

Temos serviços que podem ser contratados pontualmente ou em blocos de sessões terapêuticas como fisioterapia, fonoaudiologia, psicoterapia, consultas médicas, dentista, nutricionista, bem como visitas de orientação para ambientes.

Seguro saúde, planos de saúde

Suporte oferecido segundo tipo e perfil de assistências permitidos por cada tipo de plano.

Solicite um orçamento

Para solicitar um orçamento e contratar os nossos serviços, preencha o formulário abaixo ou entre em contato por e-mail ou telefone:

atendimento@acasahumana.com.br – (11) 4210-4242

Uma nota especial

Sempre será necessária a presença de um familiar responsável em todos os procedimentos, visitas e acompanhamentos de uma pessoa que necessita de cuidados especiais em seu domicílio.