O cuidado paliativo é a área de assistência à saúde que oferece cuidados em todas as dimensões para um ser humano que está diante de uma doença que ameaça a continuidade de sua vida. Pode ser causada pelo câncer, pela doença cardíaca, doença pulmonar, doença neurológica e todas as condições de doença que afetam tão gravemente o funcionamento do corpo que pode fazer com que a morte aconteça, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Pallium vem do latim e quer dizer manto protetor, cobertor, portanto, Cuidados Paliativos são os Cuidados de Proteção que melhoram a qualidade de vida das pessoas, pois se dedicam a tratar o sofrimento que a doença pode trazer.
Considerações importantes:
Durante muito tempo, colocou-se o cuidado paliativo como uma área da assistência que oferecesse tratamento exclusivamente para pacientes terminais, bem na fase final de vida mesmo. O cuidado paliativo pode começar a ser utilizado desde os primeiros tempos do diagnóstico de uma doença gravíssima, mas também inclui os cuidados de últimos tempos de vida – dias ou semanas – que são parte absolutamente sagrada da vida humana, tanto quanto o nascimento.
Cuidar de uma pessoa em seus tempos finais é algo extremamente complexo do ponto de vista técnico e humano, exigindo formação especial de profissionais de saúde capazes de oferecer assistência e cuidados à pessoa e também para sua família. Então, é comum as pessoas identificarem o cuidado paliativo como algo que deve ser evitado, pois teriam de parar o tratamento da doença e aceitar a morte. Mas na verdade, se o cuidado paliativo começa a trabalhar, independente da fase em que a pessoa se encontra, ela pode viver cada dia com muito mais qualidade de vida, com mais serenidade, conforto, paz e dignidade até seu último instante de vida.
E isso, sim, é fazer TUDO por alguém que amamos.