L. tinha 40 anos, pai de três filhos e era católico. Foi diagnosticado com câncer no osso do quadril, passou por cirurgia e estava em tratamento quimioterápico há um ano. Iniciou o acompanhamento de cuidados paliativos domiciliares no começo de 2021, após ser informado sobre a impossibilidade de novos tratamentos para o controle do câncer. Com o cuidado, foi possível controlar a dor no quadril, que era insuportável. Sua ex-esposa voltou a morar com ele para ajudar nos cuidados, possibilitando também uma reconciliação entre ela e a mãe de L.

Conforme desejava, L. continuou ajudando os filhos com a lição de casa, e a psicóloga organizou uma sessão de cinema em casa para que ele pudesse desfrutar de um momento de lazer com eles. Os três filhos foram acompanhados pela psicóloga, com o suporte adequado às suas idades. L. também conseguiu passar as senhas bancárias para a ex- esposa, mas manteve o controle financeiro enquanto pôde. Ele expressou à mãe o desejo de que sua casa ficasse para a ex-esposa e os filhos após sua partida. Durante o período de acompanhamento, L. deixou claro que não gostaria de ser mantido vivo por aparelhos e não queria retornar ao hospital.

História de um paciente atendido pela Casa Humana

Saindo da residência, foi bem trabalhoso o preparo do corpo, mas, ao mesmo tempo, prazeroso. Durante todo o preparo, os técnicos que ele adorava (H. e F.) ficaram lembrando dos momentos engracados do L. Deixamos ele com a barba igual à do cantor Gusttavo Lima, passamos desodorante e perfume, que ele dizia, para provocar a ex-esposa, que usava para atrair a mulherada. Vestimos ele com seu terno e gravata, que usava para ir trabalhar no Banco X. A família estava muito agradecida com todos da equipe. As crianças estão na casa da avó e ainda não se despediram do pai. A ex-esposa, R., disse que, quando tudo isso passar, vai fazer curso de técnico de enfermagem para trabalhar na A Casa Humana.

Enfermeira que atendeu paciente pela Casa Humana

Primeiramente gostaria de agradecer muito a todos vocês da Casa Humana. Vocês fazem jus ao nome da empresa. Um tratamento humano impecável, que foi fundamental para que pudéssemos atravessar uma passagem tão difícil como foi a da minha mãe. Nossa família reverencia e agradece a cada um que nos ajudou.

Filha de paciente

Dentro de uma situação que é muito difícil, a presença e a prestação de serviço de vocês foram uma ajuda que eu jamais vou esquecer. As enfermeiras foram maravilhosas, o médico que foi prestar assistência… Não tenho palavras. Quero agradecer muito a todos. Teria sido muito mais difícil sem vocês. Vocês prestam uma assistência humanitária

Filha de paciente

Queria compartilhar a experiência com A Casa Humana. Vocês mudaram o curso de uma história que poderia ter se encerrado na solidão de um hospital.

Filho de paciente

Esse processo do último mês, tão cuidadoso, me deixou com o coração em paz. Foi muito diferente da experiência com meu pai, em que o luto foi dilacerante. Então, estou calma, triste, mas seguindo a vida. Os cuidados paliativos têm impacto não só no paciente e cuidador durante o período de atendimento, mas também no processo de luto depois. Agradeço demais.

Filha da paciente I.A.

Esta mensagem é para agradecer! Não consigo assistir as lives ao vivo, mas depois venho aqui e assisto todas! É lindo! Sou aluna da Casa do Cuidar 2019, me apaixonei pelos cuidados paliativos… essas discussões sao como uma aula de reforço! Muito obrigada a cada um de vocês!

M.G.

Dentro de uma situação que é muito difícil, a presença e a prestação de serviço de vocês foram uma ajuda que eu jamais vou esquecer. As enfermeiras foram maravilhosas, o médico que foi prestar assistência… a Dra. Claudia… não tenho palavras… Quero agradecer muito a todos. Teria sido muito mais difícil sem vocês. Vocês prestam um assistência humanitária.

Filha de paciente

Agradecemos imensamente o apoio da Casa Humana nesse processo tão profundo. Estamos em paz e com o coração cheio de luz. Foi a partida mais poética que podia imaginar para um poeta.

Familiares do paciente F.I.M.P.

Vocês foram fundamentais! Agradeço a Deus por ter conseguido proporcionar o trabalho de vocês para minha avó!

Neta da paciente I.A.F.