A Casa Humana oferece cuidados paliativos em domicílio para pessoas portadoras de doença crônica ameaçadora da vida. O atendimento é feito por uma equipe disponível, comprometida e qualificada, com foco na excelência técnica, mas também com uma abordagem compassiva e humanizada para acolhimento dos sofrimentos em todas as dimensões (física, emocional, familiar, social e espiritual).

A Casa Humana tem como objetivo proporcionar mais tranquilidade a todos nesta fase de vida, sejam pacientes, familiares ou cuidadores. Os profissionais da equipe são treinados para oferecer apoio e toda a estrutura necessária na condução da fase de fim de vida em domicílio.

O que é home care e como identificar quem precisa?

Home Care ou Cuidados Domiciliares são atendimentos que podem incluir qualquer serviço de apoio profissional que permita que uma pessoa viva em segurança em sua casa, mesmo que esteja doente. Serviços de cuidados domiciliares podem ajudar alguém que adoeceu e enfrenta tratamentos de suporte ou de reabilitação para suas condições de saúde.

A pessoa que pode beneficiar-se do home care é aquela que:

  • precisa de assistência para viver de forma independente;
  • pode estar precisando de orientações sobre como cuidar de problemas crônicos de saúde;
  • pode estar se recuperando de um evento médico; e
  • tem necessidades especiais ou uma deficiência e até mesmo condições delicadas de saúde que propiciam a consciência da sua finitude.

Cuidadores profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos, terapeutas diversos, especializados em reabilitação e conforto, prestam cuidados com prazo programado em casa, dependendo das necessidades da pessoa.

 

Será possível receber cuidados especializados dentro de sua casa?

O atendimento domiciliar pode ser a chave para alcançar uma excelente qualidade de vida e num prazo mais curto do que se ficássemos no hospital. Estar em casa, em ambiente conhecido e seguro, pode ser um dos fatores mais influentes na obtenção de qualidade de vida e melhores resultados de tratamentos, especialmente de reabilitação e de conforto.

O que o atendimento domiciliar pode oferecer:

  • segurança pelos cuidados recebidos de profissionais qualificados e competentes a esta assistência;
  • maior independência;
  • treinamento e suporte a família e cuidadores para alcançar maior facilidade no controle de uma condição médica com necessidade de cuidados continuados;
  • pode ajudar a evitar hospitalizações, sempre muito desgastantes para o paciente e sua família, sendo muitas vezes até desnecessárias; e
  • pode ajudar na recuperação após uma doença, lesão ou hospitalização.

 

A assistência domiciliar pode incluir:

  • ajuda com atividades diárias para pacientes totalmente dependentes, como tomar banho, trocar curativos, receber medicações injetáveis;
  • orientação na gestão segura de medicamentos de uso continuo e orientação sobre as tarefas domésticas em segurança;
  • serviços de terapia e reabilitação – fisioterapia motora e respiratória, fonoaudiologia, terapia ocupacional, suporte psicológico, suporte social, cuidados médicos; e
  • cuidados de enfermagem em períodos programados, de 6, 12 ou 24 horas para cuidados de uma pessoa com uma doença (ou várias) que precisam de cuidados constantes e atentos, ou para pessoas com alguma ou total incapacidade – incluindo traqueostomia, cuidados com sondas de alimentação, curativos e até mesmo cuidados com a ventilação artificial (cuidados respiratórios de alta complexidade).

 

Quais são os tipos de serviços que podemos oferecer em ambiente domiciliar?

Embora os diversos formatos de assistência e suporte domiciliar possam atender a diferentes necessidades, todos eles compartilham um grande e importante objetivo comum: permitir uma vida mais feliz e independente para as pessoas que recebem cuidados e fornecer apoio e tranquilidade para suas famílias.

Conheça nossos Produtos e Serviços